Giro Pet Ceará: nova ação do Governo do Ceará leva serviços veterinários para Vila Social do Genibaú

Uma “oportunidade de mais saúde para os animaizinhos da periferia” de Fortaleza. Foi assim que a dona Lúcia Santos, catadora de recicláveis, viu a chegada do Giro Pet Ceará no Genibaú. “Eu fiquei tão animada com esse momento aqui perto da minha casa, que cheguei cedo e fui a primeira a pegar a senha para ser atendida”, compartilhou. O Giro Pet Ceará, que leva atendimento veterinário gratuito para pontos da cidade por um dia, teve sua primeira edição na Vila Social do Genibaú, e contou com a presença da vice-governadora, Jade Romero; do secretário da Proteção Animal, David Rattacaso; da secretária da Juventude, Adelita Monteiro; e outras autoridades.

A vice-governadora Jade Romero, que esteve na Vila Social do Genibaú e acompanhou atendimentos do Giro Pet Ceará, ressaltou a importância de ações como essa. “É uma alegria prestar à população essa política pública que cuida, não só das pessoas, mas também daqueles que amamos tanto, os nossos animais. Que têm uma importância na nossa vida, e que têm sido os nossos companheiros”.

“É uma preocupação desse governo levar esse serviço de proteção para os animais, de forma inteiramente gratuita. Essa unidade móvel traz consulta, vacinação, entrega da coleira antiparasitária, tudo por meio de uma cadastro simples. É importante facilitar esses acessos para quem não tem como pagar por esse serviço de forma particular”, completou Jade Romero.

Quem também achou muito importante ter esse momento perto de casa foi Rodolfo, de 19 anos, que levou Valentino, um gatinho de seis meses, para tomar a sua primeira vacina no Giro Pet Ceará. “Eu encontrei ele em uma caixa, no caminho de casa. Ele miou e eu sabia que não podia deixar ele lá”, contou. “Hoje, ele veio tomar a primeira vacina. Eu já tinha tentado levar ele em outros lugares e não consegui, e agora, nessa oportunidade, consegui”, completou.

O Giro Pet Ceará é uma versão de curta duração do Pet Ceará Móvel, que leva aos locais de atendimento consultas, encoleiramento antiparasitário e vacinação antirrábica. O secretário da Proteção Animal, David Rattacaso, falou sobre a importância do fortalecimento de ações direcionadas à proteção animal e como isso também impacta na saúde da sociedade.

“Todas as nossas ações na Secretaria de Proteção Animal são ações plenamente gratuitas. Então, a partir do momento que a gente fornece esse serviço em prol da população, a gente está conseguindo dar saúde, não só para os animais, não só uma saúde veterinária, mas estamos fornecendo todo o conceito de saúde. Você não pode separar a saúde veterinária da saúde humana”.

A próxima edição do Giro Pet Ceará acontece na próxima quarta-feira (31), durante a inauguração da Vila Social da Messejana. Enquanto isso, serviços como os prestados pelo Giro Pet Ceará, estarão sendo entregues à população por meio do Pet Ceará Móvel, que atualmente conta com três unidades do em atividade, sendo duas em Fortaleza e uma em Sobral. Para consultar os endereços das unidades, basta acessar o Instagram da pasta (@sepaceara).

Oportunidade de mais saúde

Caramelo, de 2 anos e 3 meses; Pandora, 1 ano e 3 meses; e o Byron, de 4 meses; todos sem raça definida, são o “filhos pets” da catadora de recicláveis, Lúcia Santos. A tutora agradeceu a presença do serviço perto da sua casa, pois assim pôde levar seus animais para avaliação veterinária. “A Pandora foi castrada há pouco tempo, a imunidade dela caiu e a doença dela, do carrapato, voltou a dar crise. Então, apesar de já estar medicando ela, eu trouxe para uma consulta veterinária e para pegar a coleira [antiparasitária] também, para os três, na verdade, porque eu não tenho condição de comprar”, contou. Byron também foi para a área da consulta, já Caramelo, apenas para vacinação.

Com os três cachorros adotados, Lúcia externa o amor que sente por eles, que são os seres com quem compartilha o seu dia a dia. “Eu sou pobre, não tenho muito, mas eles são os meus filhos. Então, eu faço tudo por eles. Essa oportunidade aqui melhora muito pra gente, que não tem condição. É uma oportunidade de mais saúde para os animaizinhos da periferia”.

FONTE: CEARA.GOV.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima