O governador Elmano de Freitas participou, nesta quinta-feira (25), da cerimônia de abertura do Fórum de Lideranças de Transição Justa e da Reunião de Ministros de Estado do Trabalho e Emprego do G20, que estão sendo realizados no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). A cerimônia contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e dos secretários do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, e de Relações Internacionais, Roseane Medeiros.
Elmano de Freitas iniciou sua fala destacando a responsabilidade do grupo de ministros das 20 maiores economias globais de discutirem caminhos inclusivos para o futuro do trabalho diante dos desafios impostos pela transição energética e pela descarbonização no planeta. “A nossa expectativa é que isso possa ser realizado de maneira justa, para que os trabalhadores e trabalhadoras possam, efetivamente, não serem prejudicados nesse processo de transição”, comentou o governador.
O ministro Luiz Marinho destacou a importância das discussões que estão acontecendo no Ceará para um futuro do trabalho mais justo, sustentável e inclusivo. “Temos a responsabilidade de garantir que a transição para uma economia verde digital seja inclusiva, garantindo que ninguém seja deixado para trás. Nosso compromisso não se limita a criar empregos, mas sim a criarmos empregos dignos, socialmente justos, economicamente viáveis e ambientalmente corretos”, comentou Marinho.
Economia Verde
O protagonismo do Ceará na produção de energia limpa também foi destacado por Elmano de Freitas, que ainda reforçou o compromisso do Estado com um desenvolvimento sustentável e responsável. “Vocês estão em uma região do Brasil que se propõe a se transformar em um Hub de Hidrogênio Verde. Nós devemos, daqui a pouco, ter produção em larga escala de hidrogênio verde no estado do Ceará,” comentou o governador acrescentando, “temos um desafio muito grande diante da necessidade da geração de emprego de qualidade, de renda e de oportunidade para o nosso povo”.
De acordo com o ministro, o mundo já está convencido do potencial das energias renováveis, com isso, é preciso discutir o ritmo lento da descarbonização do planeta e desenvolver economias menos dependentes dos combustíveis fósseis. “O Brasil quer ser protagonista na transição energética e vamos usar esse espaço para chamar a atenção para definir e quantificar o financiamento climático”, pontuou Marinho.
“Nossa reunião aqui, hoje, simboliza o compromisso das maiores economias do mundo com o futuro do trabalho mais justo e sustentável. Lembremos sempre que a verdadeira medida do progresso está no bem-estar das pessoas. O trabalho decente é a base de uma sociedade próspera e justa”, complementou o ministro.
Sobre o Fórum
O Fórum de Lideranças de Transição Justa e a Reunião de Ministros de Estado do Trabalho e Emprego do G20 acontecem nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26) em Fortaleza. Em pauta, o grupo vai tratar sobre temas ligados a criação de empregos de qualidade e a promoção do trabalho decente, para garantir a inclusão social e eliminar a pobreza e a fome.
FONTE: CEARA.GOV.BR