O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou nesta segunda-feira (16) o início do processo de implantação do curso de medicina na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Baturité. A informação foi divulgada nas redes sociais do governador Elmano de Freitas (PT). O curso é resultado de uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal e consiste em uma demanda antiga da população do Maciço de Baturité.
“A iniciativa faz parte da ampliação do processo de interiorização do ensino superior. O objetivo é criar um centro de saúde e, além de medicina, ofertar também vários outros cursos na área”, disse o governador Elmano de Freitas.
Conforme o chefe do Executivo estadual, a proposta é disponibilizar a estrutura necessária para as aulas práticas na unidade. O governador também reforçou a implantação do Hospital Regional. De acordo com o ministro Camilo Santana, a ação faz parte de um plano de expansão de cursos importantes, como o de medicina, nas universidades federais do País.
Além de Elmano e Camilo, participaram do encontro o prefeito de Baturité, Herberlh Mota (PL), o reitor da Unilab, Roque Albuquerque, a senadora Augusta Brito (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (em processo de desfiliação do PDT).
Durante sessão plenária itinerante da Assembleia Legislativa, em setembro, realizada em Baturité, o prefeito Herberlh Mota (PL) compartilhou com o colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira, detalhes sobre as tratativas para trazer um hospital universitário e uma faculdade de medicina para a cidade. As negociações avançaram após uma comissão técnica do MEC visitar o Município para avaliar a viabilidade dessas instituições de ensino e saúde. Conforme o prefeito, a região do Maciço está pronta para receber a unidade. É um divisor de águas. Esperança que surge para nossa juventude. A partir de agora, os alunos podem sonhar cada vez mais”, disse o prefeito.
FONTE: OPINIAOCE