Governo do Ceará decreta luto de sete dias pela morte do Papa Francisco

O Governo do Estado do Ceará decretou luto oficial de sete dias em razão da morte do Papa Francisco. O pontífice, o primeiro da América Latina, faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. A decisão foi oficializada por meio de decreto.

A medida simbólica em homenagem ao papa Francisco não altera a rotina dos serviços públicos no território cearense.

“Seu legado de amor e dedicação aos mais pobres e desassistidos jamais será esquecido”, declarou por meio das redes sociais o governador Elmano de Freitas, que está em viagem à China.

A governadora em exercício, Jade Romero, também lamentou o falecimento de Francisco. “Ele nos deu a honra de termos um pontífice latino-americano e encantou o mundo com sua generosidade e respeito às diferenças. Seu trabalho e ensinamentos ficarão em nossas memórias”, escreveu.

O decreto que determina que a bandeira do Estado ficará à meia verga durante sete dias destaca o fato de Francisco ter assumido em 2013 como primeiro pontífice da América Latina; o permanente compromisso do papa com a paz e com a superação das adversidades sociais; e a importância de perpetuar os ensinamentos de amor e solidariedade pregados pelo pontífice.

Durante o papado de Francisco as manifestações da fé popular cearense ganharam reconhecimento pela Igreja Católica. Menina Benigna se tornou a primeira Beata do Ceará e a Santa Sé deu início ao processo de beatificação de Padre Cícero.

FONTE: CEARA.GOV.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima