WhatsApp: agora dá para transcrever áudios!

A transcrição de áudios está chegando ao WhatsApp, segundo informações da empresa, divulgadas nesta quinta-feira (21). Isso significa que o aplicativo vai transformar áudios em texto, o que pode ser bem útil para quando você não puder (ou simplesmente não quiser) ouvir mensagens de voz.

A funcionalidade estará disponível inicialmente em inglês, português, espanhol, russo e hindi no Android. O iOS – sistema operacional do iPhone – oferecerá suporte a mais idiomas (clique aqui para conferir a página do recurso na Central de Ajuda do WhatsApp). E a empresa planeja expandir a lista de idiomas suportados ao longo dos próximos meses.

De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, “essa era uma ferramenta bastante aguardada pelos usuários, principalmente os brasileiros. Afinal de contas, somos o país que envia 4 vezes mais mensagens de voz no WhatsApp do que qualquer outro no mundo”.

As transcrições serão geradas no aparelho de maneira local, segundo o WhatsApp. Isso garante que nem WhatsApp nem terceiros tenham acesso às mensagens de voz ou ao texto transcrito, de acordo com a empresa.

Importante ressaltar: apenas os destinatários que ativarem o recurso poderão visualizar as transcrições. O recurso estará desativado por padrão e poderá ser ativado manualmente em “Configurações” > “Conversas” > “Transcrição de mensagens de voz“.

Uma vez que você ativa o recurso, é possível escolher o idioma desejado. Então, para transcrever um áudio, basta pressionar a mensagem de voz e tocar em “transcrever”.

O WhatsApp vai parar de funcionar em alguns modelos antigos de iPhone a partir de cinco de maio de 2025. Conforme consta numa página de suporte do aplicativo, atualizada recentemente, o WhatsApp vai rodar apenas em modelos com o sistema operacional iOS 15.1 (ou posterior, claro) instalado.

Isso significa que o aplicativo do WhatsApp só vai funcionar em modelos da linha iPhone 6S em diante. Vale mencionar: a primeira e a segunda geração do iPhone SE também estão nesta lista, que cobre os modelos lançados a partir de 2015. Atualmente, a “nota de corte” do aplicativo da Meta é o iOS 12 (leia-se: do iPhone 5S em diante).

FONTE: OLHAR DIGITAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima