Investindo na segurança do povo cearense, o governador Elmano de Freitas inaugurou, na manhã desta quinta-feira (4), a nova base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), em Ibiapina. Com a inauguração da unidade, o Governo do Ceará chega a 73 bases inauguradas. O chefe do Executivo foi acompanhado pela senadora Augusta Brito, e demais autoridades da área da segurança.
“Este ano, estamos tendo, todos os meses, a redução de homicídios no Ceará. Todos os meses desse ano tiveram índices menores do que o mesmo período do ano anterior. Nós ainda não estamos satisfeitos, mas estamos entendendo que o trabalho de fortalecimento das forças de segurança, parceria com o poder judiciário, com Ministério Público, com Defensoria Pública, trabalhando juntos, é o que reforça a segurança de verdade”, pontuou o governador Elmano de Freitas.
Presente no evento, junto ao governador, a senadora Augusta Brito, natural da região da Ibiapaba, destacou o agradecimento da região pelas ações apresentadas. “A nossa região da Ibiapaba vem sendo fortalecida, principalmente por todos formarmos um grupo que pensa no fortalecimento de todos e todas. Então, eu quero agradecer por pensar nessa importante região do nosso Ceará”, enfatizou a senadora
A nova base do Raio em Ibiapina faz parte de uma nova estratégia de descentralizar as unidades do Comando a fim de dar mais agilidade no atendimento das ocorrências. Na nova base, devem ficar instalados 23 PMs.
Quem gostou desse inciativa foi a dona Jacinta Vieira. A dona de casa, com a base do Raio instalada na frente da sua casa, está se sentindo mais que segura. Eles terão oito motocicletas e uma viatura de quatro rodas.
“Tem cinco anos que eu moro aqui, em Ibiapina, e agora vai ser muito bom. Principalmente, porque é uma segurança a mais aqui pra nossa cidade”, ressaltou a moradora. “Aqui, tem muitos idosos e crianças, e com isso, a gente vai deixar para trás a sensação de insegurança. Agora estamos seguros”, completou.
O secretário da Segurança Pública e Proteção Social, Samuel Elânio, destacou a importância da expansão, mas sobretudo o trabalho de integração realizado pelas polícias militar e civil, no Ceará.
“Com certeza, a gente vai mostrar estatisticamente que a chegada do Raio, juntamente com as outras forças de segurança, consegue reduzir os homicídios e assaltos na região. Após um ano de instalação da base de CPRaio, nós temos redução de 18% dos homicídios e após um ano nós temos redução de 23% por cento dos assaltos na região”, enfatizou o secretário.
A base do CPRaio, em Ibiapina, faz parte da 4ª fase de expansão, fase na qual são contempladas todas as cidades com mais de 25 mil habitantes. O prefeito Marcos Antônio, conhecido como Marcão, enfatizou a mudança que esse investimento terá na vida da comunidade. “Hoje, estamos realizando um sonho, um sonho de melhorar a nossa Segurança Pública. Para a segurança, todo o investimento é válido. Então, a gente agradece essa parceria com o Governo do Estado”, ressaltou o prefeito de Ibiapina, Marcão.
A dona de casa Mazé Alves, feliz com a chegada do CPRaio no município, levou a filha, Eloise, para conhecer a equipe. “É uma satisfação receber essa corporação aqui na cidade, porque sabemos que a segurança vem com eles. Então, estou feliz por o Raio estar na área”, comemorou a dona de casa.
O comandante do novo Raio de Ibiapina é o 1º Tenente Francisco Davi Alves Primo. Hoje, as bases do CPRaio cobrem mais de 70% da população em todo o território cearense.
Outra estratégia de segurança é a expansão das centrais de videomonitoramento. Atualmente, são 70 em todo o Estado, com 4.039 câmeras no total. Em Ibiapina, a central de videomonitoramento possui oito câmeras espalhadas por todo o município.
“Temos policiais que ficam em uma sala olhando essas câmeras, permanentemente, e assim fortalecer as nossas forças de segurança. Nossa previsão é cobrar 100% do território cearense com essas ações de segurança, como a implantação do CPRaio. Fazendo sempre esse conjunto de ações, para trazer sempre a paz a população”, finalizou o governador.
FONTE: CEARA.GOV.BR