Infelizmente, as guerras e desastres naturais são uma realidade constante e muitas cidades se transformam em escombros ao redor do mundo. Reconstruir estes lugares é uma tarefa complicada que, entre outros desafios, depende do transporte de tijolos e material de construção para as regiões afetadas. Nessa situação, uma solução projetada por engenheiros australianos pode transformar os escombros e entulho espalhados pelo chão em blocos de construção tipo LEGO.
Uma fábrica móvel, transportada em um contêiner padrão, usa o material de edifícios destruídos como matéria-prima para produzir tijolos semelhantes a blocos de LEGO que podem ser empilhados e unidos sem argamassa, facilitando ainda mais o processo de construção.
Após anos de desenvolvimento, a primeira fábrica móvel de tijolos está pronta e segue para a Ucrânia, onde vai ser usada na reconstrução de casas e outras edificações no país, que está devastado pela guerra.
Recursos da fábrica móvel
A fábrica de blocos móveis desenvolvida pela MCC (Mobile Crisis Construction) é compacta e pode ser implantada rapidamente em áreas de desastre ou zonas de guerra. Uma vez instalada, a fábrica já está pronta utilizar os resíduos disponíveis nesses locais. A única necessidade externas são um gerador para energia e um moinho de martelos separado para triturar detritos e resíduos até formar o pó fino que alimenta a máquina. Além dos entulhos, outros resíduos como garrafas plásticas, vidros e resíduos de mineração podem ser aproveitados.
Segundo os fabricantes, cada fábrica tem a capacidade de produzir até 8 mil tijolos por dia, montante suficiente para construir uma escola, três casas grandes ou dez casas interligadas por semana.
FONTE: CICLOVIVO.COM.BR