Dando continuidade às ações de combate aos crimes e de reforço na segurança pública de Fortaleza e Região Metropolitana, a Operação Integração Saturação Total, realizada pelas Forças de Segurança do Estado, resultou, na noite da última sexta-feira (26), nas prisões de dois suspeitos e nas apreensões de drogas, armas e munições. As capturas ocorreram nos bairros Mucuripe e Bom Jardim, nas Áreas Integradas de Segurança 1 e 2 (AIS 1 e 2), respectivamente. Os trabalhos integrados seguem, com o objetivo de prevenir o cometimento de crimes, com o reforço da presença das forças policiais nas ruas.
Os locais definidos são baseados em estudos estratégicos da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Durante diligências nos bairros da Capital, uma mulher e um homem, com idades de 28 e 27 anos, foram presos em flagrante por furto e tráfico e posse ilegal de arma de fogo. Também foram apreendidas três armas de fogo, 1,6 kg de drogas e uma balança de precisão em um terreno baldio do Edson Queiroz (AIS 7).
Ação do BPTur
Durante patrulhamento pela orla de Fortaleza, uma equipe do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), da Polícia Militar do Ceará, foi acionada para atender uma ocorrência de furto de celular. A partir do rastreamento do aparelho, foi possível localizar a suspeita, de 28 anos, responsável pela prática criminosa.
A mulher, com passagem por tráfico de drogas, tentou despistar a composição policial abandonando o celular no chão, contudo o gesto foi percebido e a suspeita foi contida. Ela foi conduzida até o 2º Distrito Policial (2º DP), unidade plantonista da PCCE, e colocada à disposição da Justiça. O celular foi restituído à vítima.
Extensa ficha criminal
A Operação Integração Saturação Total também resultou em prisão no bairro Bom Jardim. Durante patrulhamento pela área, os policiais militares do Cotam avistaram um indivíduo em atitude suspeita em uma via pública. Ele tentou se evadir da abordagem policial, correndo para uma residência, mas foi capturado.
Na cintura do homem, foi encontrado um revólver .38 com duas munições e, no imóvel, foram apreendidas 19 g de crack e uma balança de precisão. Ele foi conduzido, junto ao material apreendido, até uma unidade policial e autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
O suspeito, de 27 anos, já possuía diversas passagens por integrar organização criminosa, associação criminosa, trágico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e receptação. Ele foi colocado à disposição da Justiça.
Armas e drogas apreendidas
Ainda na Operação Integração Saturação Total, 1,6 kg de drogas, duas espingard
as, uma arma artesanal, 27 munições e uma balança de precisão foram apreendidas no bairro Edson Queiroz (AIS 7), em Fortaleza. O material ilícito foi encontrado por uma equipe do Cotam da PMCE em um terreno baldio e apresentado em uma unidade plantonista da Polícia Civil. O 26º Distrito Policial (26º DP) é a unidade da PCCE responsável pela identificação e captura dos eventuais proprietários do material ilícito.
Operação Integração Saturação Total
Na Operação Integração Saturação Total, equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuam de forma ordenada com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), no patrulhamento, apuração de ocorrências e no reforço da sensação de segurança para a população. A Operação é coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)
A PMCE conta com equipes especializadas do Comando Tático Motorizado (Cotam), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento da Capital (CRPM), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e Força Tática.
A PCCE conta com equipes do Departamento Técnico Operacional (DTO), Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPC), Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).
FONTE: CEARA.GOV.BR