Ceará é reconhecido como a melhor iniciativa governamental em evento internacional de Hidrogênio Verde

O Ceará recebeu mais um reconhecimento internacional como um dos estados que mais se destacaram em projetos e programas para impulsionar a produção do hidrogênio verde. O “Prêmio da Indústria H2LAC 2024”, organizado pela New Energy Events, que reconhece as melhores iniciativas governamentais com foco no Hidrogênio Verde, foi entregue à secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, em solenidade na noite desta quarta-feira (5).

O evento aconteceu durante o 4º Congresso de Hidrogênio para a América Latina e o Caribe (H2LAC), que ocorre em Santiago, Chile, entre os dias 5 e 7 de junho de 2024. Além da secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, estava presente o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo.

O comitê de premiação que indicou o Ceará para o prêmio foi composto por representantes do Banco Mundial, da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABH2), Associação Peruana de Hidrogênio (H2 Peru), Associação Colômbiana de Hidrogênio (H2Colombia), Associação Mexicana de Hidrogênio (H2Mexico) e da Associação Chilena de Hidrogênio (H2Chile).

Os Prêmios da Indústria H2LAC reconhecem a excelência em projetos, programas e pessoas que impulsionam a economia do hidrogênio na América Latina e no Caribe. Os indicados são avaliados em uma série de critérios, incluindo abordagens inovadoras para o desenvolvimento, valor para investidores e clientes, e impacto social e ambiental.

A secretária Roseane Medeiros também participou na sessão “Brazil Spotlight” (“Brasil em destaque”). Ela apresentou as iniciativas, estratégias e potencial do Estado do Ceará no setor de hidrogênio verde, destacando os avanços tecnológicos, projetos em andamento e planos futuros relacionados ao hidrogênio verde no Ceará.

Além disso, a gestora participará do Programa da Rede de Mulheres H2LAC, no Painel “Inspirando Mulheres no Hidrogênio”, que acontecerá nesta sexta-feira (7). O painel reunirá mulheres líderes do setor de hidrogênio que compartilharão suas histórias pessoais, trajetórias profissionais, conselhos e ferramentas para mulheres aspirantes nesse setor.

Estarão presentes no painel, junto com a secretária Roseane, Rosilena Lindo, secretária Nacional de Energia do Panamá, Gloria Maldonado, Presidente da ENAP, e Cristina Martins, Vice-presidente para América Latina da HDF Energy. Esse programa visa conectar mulheres de toda a região para inspirar, promover a partilha de conhecimento e a igualdade de gênero no contexto do hidrogênio.

Saiba mais

O H2LAC é uma plataforma colaborativa criada em 2020 pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Banco Mundial, CEPAL e o Programa Euroclima+ da União Europeia. Seu objetivo é impulsionar o desenvolvimento do hidrogênio verde e seus derivados na América Latina e no Caribe, promovendo sua produção, uso e exportação. O evento reúne governos, provedores de financiamento, desenvolvedores, provedores de tecnologia e outros parceiros, sendo um ponto de encontro crucial para o avanço do hidrogênio verde na região.

FONTE: CEARA.GOV.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima