Grãos frescos e legumes ajudam a prevenir morte prematura, diz novo estudo

Inserir grãos e legumes na dieta pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, morte prematura, diabetes e muito mais. Bora colorir o prato?

O estudo, publicado por pesquisadores norte-americanos na BMC Medicine, levou em consideração resultados de outras 37 pesquisas na área. O objetivo era encontrar evidência de que uma dieta com menos alimentos de origem animal, traz benefícios ao corpo.

Substituir, por exemplo, a carne processada por nozes, legumes e outros grãos integrais, foi associada a uma incidência menor de doenças cardiovasculares. Apenas uma porção diária já é suficiente para colher resultados. Bora comer melhor?

Pano de fundo

A pesquisa foi realizada em um contexto onde o sistema alimentar, prevalecente é fortemente dependente de produtos de origem animal.

Além de sobrecarregar os recursos da Terra e agravar as alterações climáticas, esse sistema é ligado à carne vermelha e processada.

Segundo estudos passados, a carne processada está ligada a doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, principais causas de morte a nível mundial.

Assim, a investigação do de epidemiologia e nutrição da Harvard School of Public Health, em parceria com cientistas de nutrição do Centro Alemão de Diabetes em Dusseldorf, na Alemanha, quis descobrir: e se a gente comer mais grãos?

Redução das doenças

Ao todo, os pesquisadores analisaram um banco de dados com mais de 1.200 pesquisas. O grupo foi afunilando para estudos que tinham como enfoque na substituição da carne por grãos.

No final, 37 estudos globais foram escolhidos e os resultados mostram que, se você quer viver mais, é melhor começar a comer grãos e legumes.

A ingestão de nozes, em vez da carne processada, foi associada a um risco menor de diabetes tipo 2 em até 22%!

No geral, o índice de mortalidade para todas as causas também diminui ao analisar uma dieta com mais nozes, legumes e azeite, por exemplo.

Como colocar grãos na dieta

Agora que você viu os resultados positivos que uma dieta saudável pode ter, vamos conhecer algumas opções?

Não precisa sair cortando a carne no geral, basta inserir opções saudáveis no cardápio que vai ficar tudo certo.

Veja agora algumas opções bacanas para começar uma alimentação mais saudável:

  • Leguminosas: o grão-de-bico, ervilha, lentilha, soja e favas são ótimos substitutos. Fontes de proteína vegetal e vitaminas, esses alimentos dão disposição, regulação a pressão arterial e podem ajudar no processo de emagrecimento.
  • Cereais integrais: cereais como o arroz, aveia, trigo, quinoa e o centeio, são também ótimas fontes de proteína vegetal. Além de fornecer vitaminas do complexo B, são ricos em fibra, o que melhora a saúde intestinal.
  • Oleaginosas: castanhas, amêndoas, nozes, avelãs e macadâmias são ricas em gorduras positivas, esses alimentos também são fontes de vitaminas E e do complexo B.

FONTE: SONOTICIABOA.COM.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima