Localizado na zona oeste de Fortaleza, o bairro Henrique Jorge é conhecido pela autonomia econômica, além de reunir diversos espaços de lazer, escolas e projetos sociais nas comunidades. A trajetória da região foi celebrada em solenidade na Câmara Municipal de Fortaleza na noite desta terça-feira, 31, proposta do vereador Eudes Bringel (PSB).
Ao falar do momento vivido pelo bairro, que completa 60 anos de história, Eudes Bringel destacou a contribuição dos moradores para o desenvolvimento local. “Hoje é um momento de confraternizar e homenagear pessoas ilustres, fundadoras do bairro. Com muito orgulho há 44 anos moramos no bairro Henrique Jorge e esperamos continuar lá para cada vez ajudar toda aquela comunidade”, evidenciou o parlamentar agradecendo a cada fundador e empreendedor da região.
Um dos homenageados da noite Lailton Rocha Melo, o humorista Lailtinho, falou da satisfação de ser filho do bairro Henrique Jorge e da relação da sua família com a história da região. “É do Henrique Jorge que eu tive tudo da minha vida, o humor, a família. Então quero convidar todos para se fazerem presente no Henrique Jorge. E hoje queria fazer um pedido ao vereador para realizarmos o primeiro Festival de Arte e Cultura do Henrique Jorge”.
O momento homenageou: o humorista Lailton Rocha Melo (Lailtinho); Maria do Carmo de Queiroz; Tobias Ferreira; José Maria de Paula Filho; José Gerônimo Cavalcante; Terezinha de Jesus Aguiar; Antônio Agapito Holanda Cavalcante; José Lauriano de Araújo; João Batista Ferreira (Dadá); Carlos de Sousa Lima; in memorian Alípio Fidelis Maia, José Bezerra Filho, José Martins Barbosa, Antônio Bezerra Peixoto, Maurino Nobre de Sousa, Paulo Pereira da Costa, Manoel Paiva Araújo; a empresa Unitêxtil; o Centro Educacional Brasileirinho; Viwaci Comercial e Indústria.
A solenidade contou com a presença da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Edna Martins; a presidente do Instituto Maria da Hora, Maria da Glória Paiva Figueiredo; do presidente da Associação dos Moradores do Henrique Jorge, Dilton Silveira; Juliane Bringel, do projeto Projeto Acolhendo Cuidando das Famílias; Eliane Pinheiro representando a Unitextil; o diretor do Fortaleza, Tahim Fontenele; e o Gerente de Lazer do SESC, Arquimedes Pinheiro representando o mandato do Deputado Federal Luiz Gastão.
O bairro Henrique Jorge faz parte da Regional 11 e tem uma população estimada de 26.994 habitantes. O seu nome homenageia o músico Henrique Jorge que nasceu naquela região. Abrigou primeiro conjunto habitacional construído em Fortaleza, em 1950, para sargentos do 23º Batalhão de Comando.
A história deste bairro retorna ao século XIX, quando suas terras faziam parte da Parangaba e na área transitavam os rebanhos de gado pela estrada Barro Vermelho – Parangaba. Essa estrada ligava o Barro Vermelho (Antônio Bezerra) – Parangaba (atualmente Estrada do Pici), e que é um dos limites do bairro, bem como a casa centenária localizada ao lado Centro Social Urbano César Cals e o Riacho Cachoeirinha.
Nos anos 1920, o advogado Daniel de Queiroz Lima, pai da escritora Raquel de Queiroz, adquiriu o Sitio do Pici, que localiza-se no território desse bairro, como sítio de veraneio para sua família. O casarão centenário do Sítio do Pici, ou Sítio do Papai, ainda existe e está localizado na Rua Antônio Ivo. A área do sítio foi loteada nos anos 1970, expandindo assim os limites do bairro.
FONTE: CMFOR.CE.GOV.BR