É possível comer bem e trabalhar fora? Segundo uma pesquisa feita pela Galunion, a resposta é sim! Segundo os estudo, feito com 1.003 pessoas das classes ABC de todo o Brasil, 71% dos brasileiros levam a própria comida para o trabalho. E conhecer dicas para preparar uma boa marmita faz toda diferença nessas horas.
O Só Notícia Boa conversou com o nutricionista Ewerton Masukawa que deu dicas valiosas sobre como montar uma marmita caseira com ingredientes simples e saborosos que vão dar mais energia para um dia de trabalho, garantindo qualidade.
“O básico não sai caro. Montar uma marmita com os macronutrientes necessários, como proteína, carboidrato e gorduras boas e fibras. Arroz, feijão, carne e salada, já estão ótimos para nutrir nosso corpo e mantê-lo saudável ao longo do dia”, indicou o nutricionista.
Novos hábitos
A pesquisa Galunion, empresa da indústria alimentícia, mostra que 78% das mulheres escolhem levar marmita para o trabalho, enquanto 66% dos homens têm o hábito.
De acordo com o levantamento, divulgado este mês, com a pandemia da Covid-19, os hábitos alimentares de quem trabalha fora mudaram bastante. Para evitar locais com aglomeração, muitos passaram levar a marmita para o trabalho.
O nutricionista alertou que o ideal é fugir da praticidade dos ultraprocessados e escolher folhagens, legumes e frutas da época, o que garante um preço mais em conta.
10 dicas para preparar a marmita
- Prepare a marmita na sua folga, no fim de semana
- A refeição deve ter 1 proteína, 1 carboidrato e fibras
- Arroz, feijão, um tipo de carne e legumes ajudam a nutrir bem
- Prefira alimentos cozidos, refogados, assados ou grelhados na marmita
- Leve fruta em vasilha separada e coloque logo na geladeira ao chegar no emprego
- Leve a salada em um potinho separado
- Prefira vasilhas bem vedadas de vidro ou plástico polietileno, que não liberam toxinas
- Espere o alimento esfriar para colocar nas vasilhas
- Use marmiteiras para transportar até o trabalho ou bolsa térmica
- Descongele a marmita na geladeira antes de esquentar
Como comer bem com marmita
Para o profissional, trabalhar fora não é desculpa para comer mal.
“Tire um dia da semana para se organizar. Domingo é um excelente dia para preparar as marmitas para a semana e não cometer erros”, afirmou Ewerton.
Experimente também cozinhar o mesmo alimento de maneiras diferentes. Assim, você não vai cair na mesmice de sempre comer a mesma coisa!
“Podemos prepará-los cozidos, refogados, assados, grelhados ou até mesmo utilizando temperos diversificados”, disse. Mas atenção, sempre opte por temperos naturais, beleza?
O frango por exemplo, pode ser feito na airfryer, cozido ou até mesmo ensopado com legumes. Uma refeição fácil, rápida e barata.
Já o arroz, pode se tornar super nutritivo ao ser cozido em um caldo de legumes. Mas nada daqueles industrializados, prefira o caldo natural!
Com essas dicas, é possível evitar gastos desnecessários em restaurantes e manter o corpo bem nutrido.
A criatividade vai ser o seu limite na hora de preparar os alimentos!
Como transportar?
Uma vez com a marmita pronta, tá na hora de carro aquela viagem até o trabalho. Seja para quem vai de carro ou transporte público, os cuidados são os mesmos!
“Na hora do transporte, o ideal é sempre utilizar marmiteiras ou bolsas térmicas. E para embalar a refeição, vasilhas de vidro ou de plástico polietileno, pois ao congelar, não liberam toxinas, e devem ter boas vedações, para evitar a proliferação de micro-organismos”, acrescentou.
Cuidados legumes
Quanto a frutas e legumes, o ideal é sempre consumi-los de forma fresca, mas no corre-corre do dia a dia isso pode ser um pouco mais difícil.
Nesse sentido, Ewerton dá dicas especiais de como manusear esses alimentos para evitar o desperdício.
- Leve a salada pronta em um recipiente bem embalado e vedado;
- Deixe reservado na geladeira do trabalho antes do consumo
- Caso não tenha local para armazenamento, o ideal é consumir legumes e vegetais na forma cozida.
- Deixe-os em ambientes frescos e arejados.
E as frutas?
Cuidados especiais também com as frutas!
Segundo o nutricionista, frutas como amora, cereja e morango, mantêm suas características no freezer e podem ser consumidas in natura. Um smoothie também cai super bem, além de matar aquela vontade do doce após o almoço.
Já frutas que escurecem, como maçã, banana e pera, Ewerton aconselha: “Devem ser congeladas e utilizadas no preparo de sorvetes, caldas ou smoothies”.
Aquelas que têm grandes quantidades de água, como melancia, abacaxi e melão, caem super bem para um suco.
“Lembrem-se de congelar as frutas sem casca, caroço ou sementes”, acrescentou.
Pode descongelar e congelar?
Na correria, muitas pessoas descongelam e congelam o mesmo alimento, e Ewerton deu dicas especiais nesse caso.
“Antes de levar vegetais ao freezer ou congelador, escorra muito bem a água para evitar a formação de cristais de gelo que prejudicam a textura do alimento”, explicou.
Além disso, o profissional da saúde contou que descongelar a marmita na geladeira antes de esquentar é importante. “Isso impede mudanças bruscas de temperaturas e o rompimento de cristais de gelo”.
Outro passo é só armazenar os alimentos na marmita quando eles estiverem bem frios, isso evita que a marmita fique muito ensopada.
FONTE: SONOTICIABOA